CORTE DO NORTE

O que é Steampunk?

Steampunk é um subgénero da ficção-científica com crescente popularidade. Evoca habitualmente (mas não necessariamente) um século XIX alternativo dominado pela tecnologia a vapor, tendo esta conhecido um desenvolvimento inusitado. O steampunk explora as possibilidades sociais, estéticas, e tecnológicas que esse cenário oferece.

A estética steampunk está presente em criações literárias, arquitectónicas, de moda, entre outros. Muitas criações steampunk são facilmente identificáveis por elementos como engrenagens, relógios e cores acobreadas, mas o género abre-se a possibilidades muito mais vastas. Apesar do termo steampunk ter surgido originalmente nos finais da década de 1980, muitas das obras mais influentes e fundamentais para a conceptualização do género surgiram tão cedo quanto o século XIX e início do século XX, com os livros de Jules Verne e H. G. Wells.

A Corte do Norte e o Steampunk

A EuroSteamCon Portugal, em 2012, foi a primeira convenção em terras lusas dedicada exclusivamente ao género steampunk. Organizado pela Clockwork Portugal (agora em hiato), este evento atraiu palestrantes, artesãos, escritores e leitores, e apresentou ao público o primeiro Almanaque Steampunk em português. O feito foi repetido em 2013 mas não em 2014, ano em que a EuroSteamCon não se realizou.

Motivada pelo amor ao projecto, a Corte do Norte adoptou-o em 2015 de forma a assegurar a continuação da tradição. Assim, a EuroSteamCon Portugal 2015 teve lugar na Casa Barbot, em Vila Nova de Gaia, e o Almanaque Steampunk 2015 acompanhou-a no seu regresso. Desde então, temos estado presentes em todas as edições da Comic Con Portugal, com um espaço dedicado ao steampunk. Sigam as aranhas mecânicas, e facilmente nos encontrarão!